Pesquisar este blog

sábado, 1 de outubro de 2011

Por te falar eu te assustarei e te perderei?



Por te falar eu te assustarei e te perderei? Mas se eu não falar, eu me perderei, e por me perder eu te perderia.
 “Ouve-me, ouve o meu silêncio. O que falo nunca é o que falo e sim outra coisa. Capta essa outra coisa de que na verdade falo porque eu mesma não posso.”
 “... Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."
E o que o ser humano mais aspira é tornar-se ser humano.
O que é verdadeiramente imoral é ter desistido de si mesmo.
"Eu te odeio", disse ela para um homem cujo crime único era o de não amá-la. "Eu te odeio", disse muito apressada. Mas não sabia sequer como se fazia. Como cavar na terra até encontrar a água negra, como abrir passagem na terra dura e chegar jamais a si mesma?
Você só terá sucesso na vida
quando perdoar os erros
e as decepções do passado.
Sou um monte intransponível no meu próprio caminho. Mas às vezes por uma palavra tua ou por uma palavra lida, de repente tudo se esclarece.
Acordei hoje com tal nostalgia de ser feliz. Eu nunca fui livre na minha vida inteira. Por dentro eu sempre me persegui. Eu me tornei intolerável para mim mesma. Vivo numa dualidade dilacerante. Eu tenho uma aparente liberdade, mas estou presa dentro de mim.
Às vezes me dá enjôo de gente. Depois passa e fico de novo toda curiosa e atenta. E é só.
 “O que me atormenta é que tudo é 'por enquanto', nada é ' sempre '“.
Corro perigo
Como toda pessoa que vive
E a única coisa que me espera
É exatamente o inesperado.



-  Clarice Lispector